Analise: Darkwatch
Lançamento: 16/08/2005
Plataformas: PS2, Xbox
Desenvolvedora: High Moon Studios
Distribuidora: Capcon
Gênero: FPS (Tiro em primeira Pesooa)
Muntiplayer local: Sim
Online: Não
Darkwatch é um game de tiro em primeira pessoa diferente dos moldes tradicionais como você já deve ter jogado, games futuristas como Killzone ou baseados na 2º Guerra mundial (o mais comum no PS2) ou até mais contemporâneos como o caso de Black mais dificilmente vai jogar um baseado no faroeste em meados do século XIX mais ao invés de matar cowboys bêbados arrumando confusão e andar por pradarias sobre o sol escaldante do deserto Darkwatch é totalmente o oposto disso seus inimigos serão os mais horripilantes possíveis como caveiras sedentas de sangue, bruxas e todo tipo de bizarrice você andara por cemitérios tumbas subterrâneas e quase todas as fases sob a luz de uma enorme lua cheia. Seu personagem é Jericho Cross um ladrão de trens que sem querer querendo libera um demônio vampiro e é mordido por ele, agora resta a Jericho matar o demônio com ajuda de seus poderes vampiros e consertar o erro que ele cometeu então pegue o seu chapéu cowboy e prepare-se para conhecer um faroeste totalmente diferente.
Era uma vez um Ladrão ....
O jogo começa com Jericho invadindo um trem para assaltar o que ele não sabe é que esse trem não é normal como os outros ele é da equipe chamada Darkwatch uma espécie de esquadrão que caça monstros e no cofre dessa locomotiva sobrenatural esta aprisionada uma das criaturas mais poderosas Lazarus o senhor dos vampiros mesmo com uma integrante da equipe avisando sobre o perigo jercho arromba o cofre assim liberando o mostro e acabando sendo mordido pela criatura após uma batalha rápida com Lazarus, jericho sente os primeiros sintomas e ataca um cavalo transformando em algo surreal com olhos que brilham como fogo e sai fumaça pelas narinas essa primeira missão serve como tutorial básico para os comandos do jogo após encerrá-la a próxima missão será montado em seu cavalo (se é que poder chamar aquilo de cavalo) haverá outros trechos de montaria isso deixa o game com mais estilo faroeste e fazendo com que o jogo fique mais variado.
Armas do século XIX com modificações bem excêntricas
As armas do universo de Darkwatch são até convencionas como: Pistolas, carabinas, shotguns de dois canos Rifle, Arco e Flecha e muitos outros mais o que se destaca nelas e a maneiras como foram retratadas para se encaixar no universo do game com um estilo bem gótico com desenhos de cruzes deixando o game com uma cara mais sombria (o jogador até começa com uma arma convencional mais logo a troca na primeira fase do game) outra coisa legal é que coronhadas agora não são mais inofensivas como em outros games todas as armas em Darkwatch possui uma espécie de lâmina na suas coronhas que muitas vezes e mais útil do que a própria bala então se sua munição da shotgun acabou não se preocupe você ainda possui um machado bem afiado para decepar e mutilar os inimigos. Um fator que pode desagradar muitos jogadores e o fato que o game limita o jogador a levar apenas duas armas mais não chega a ser um ponto negativo.
Um Vampiro no Faroeste.
Outro ponto em que o game se diferencia e se destaca são os poderes que jericho ganha ao se transformar em vampiro como a possibilidade dar pulos extremamente altos possuir uma espécie de colete que o protege de tiros e outros ataques de inimigos e se regenera com o tempo, e um tipo de visão de calor que facilita o jogador a acertar inimigos e ajuda a localizar pontos chaves do cenário, mais o jogador pode dar adeus a eles quando jogar durante o dia Jericho fica vulnerável e perde todos seus poderes fazendo com que o jogador mude suas estratégias, alem desses poderes que mencionei a muitos outros mais esses depende das escolhas do jogador, pois apesar de Jericho querer acabar com o maligno não quer dizer que ele seja bonzinho, quer dizer depende de cada jogador.
Ser Bom ou Mal? Salvar ou não Salvar? eis a questão.
Bem como já vem acontecendo as produtoras fazem de tudo para que o jogador dite os acontecimentos do jogo em darkwatch não e diferente as escolhas do jogador iram ditar qual poderes que o jericho ira receber inúmeras vezes no game você se depara com alguém agonizando precisando de ajuda você simplesmente pode ajudá-lo ou matá-lo que vampiro ignoraria um lanche fácil (claro os do Crepúsculo não conta) enfim suas escolhas ditam o jogo Ex: se escolher salva-lo você pode ganhar um poder que deixa a munição de Jericho virar balas de prata fazendo mais danos aos inimigos se escolher matá-lo jericho pode receber um poder que os inimigos ficam aterrorizados com a presença de jericho dando nenhuma resistência fazendo com que o jogador mate-os facilmente. Suas escolher interfere diretamente na historia sendo que o game possui dois finais diferentes o jogador não poderá ter todos os poderes (Bem e Mal) então é bom que se escolha apenas um caminho para seguir.
Bem vindo a Darkwatch
Como dito no começo da analise darkwatch é um esquadrão que caça monstros e põem a ordem num faroeste pra lá de anormal mais para ser recrutado nessa inusitada equipe você tem que estar morto isso mesmo mortinho da silva então numa determinada parte do game jericho acaba sendo baleado fatalmente e vai para o submundo e conhece o chefão da equipe que faz o convite para Jericho se ele aceita a fazer parte dela mais para isso jericho terá que fazer inúmero teste, essa parte do game talvez seja uma das mais difíceis, pois o jogador passara por vários desafios até mesmo ficara preso numa espécie de gaiola com inúmeros monstros te atacando por todos os lados tudo isso para provar que jericho é capaz de fazer parte da equipe. Após entra para o esquadrão Jericho ganha o uniforme negro e será o agente 00 da organização. Depois disso o jogador percebera que o ritmo de jogo mudou pra começar pela as escolhas das fases agora o jogador escolhe qual missão quer fazer e que arma quer levar, vai haver algumas fazes em que o jogador conduzirá um tipo de carro, isso deixa o jogador com mais liberdade no game e faz com que o jogo fique mais dinâmico.
Saudades de jogar Quake no modo Multiplayer no extinto PSone ? Aproveite para” matá-la “ em Darkwatch .
O Modo multiplayer de darkwatch e muito semelhante com o antigo Quake apesar de só possuir três estilos e jogo como: “deathmatch” famoso “mata- mata” e “Soul Hunter” em que o objetivo é coletar e encher uma barra com uma espécie de almas que estão pelo cenário o jogador que fazer isso primeiro vence. Por falar em cenários a quantidade no modo muntiplayer não são muitos mais são variados desde lugares fechados a lugares bem abertos. e o terceiro e ultimo o modo cooperative em que dois jogadores fazem todas as missões da companhia do modo single player.
Quem disse que jogos de FPS bons é somente no PC??? Nos consoles existem exceções.
Muitos jogares reclamam de que games FPS nos consoles são ruins, e a principal culpada disso e a sensibilidade da mira ainda mais quando o jogo não utiliza aquele estilo de mira magnético como a serie call of duty mais como todos sabem existem exceções como Black ,Urban Chos e com certeza Darkwacth e um deles a calibragem da mira esta ótima e tinha que ser pois muitas vezes o jogador enfrenta vários inimigos de uma vez só e levando em conta que os mostrengos possuem uma inteligência artificial bem razoável sendo que eles atacam em bando e procuram cercar Jericho e se a mira não ajudasse o jogo com certeza seria uma frustração só . Outro ponto que o surpreende são os gráficos são muito bem polidos tanto os personagens e a até as próprias armas os cenários também não ficam de fora são bem aterrorizantes e macabros. Em relação ao áudio nada de extraordinário como Black a sonoplastia é bem feita as musicas são tipicamente aqueles de faroeste como é apresentado no menu principal do game que (só pra constar é muito bem feito). No mais o game roda com tranqüilidade às vezes com algum problema de colisão como jericho se enroscando em qualquer lugar por alguma bobagem que esta em seu caminho.
Faltou um pouquinho de Criatividade...
Apesar da High Moon Studios ter criando um faroeste totalmente diferente do que estamos habitados a ver falto um pouco de criatividade em alguns aspectos um deles é a variação de inimigos a quantidade de inimigos que o jogador enfrenta durante o jogo é muito pequena às vezes a única variação de um inimigo pro outro é: que uns são transparentes e outros não (e são os mesmos Monstros) como no caso das bruxas, isso também acontece com as caveiras outros como as “caveiras Snipers” lembram bastante o Mascote Eddie da banda de Heavy Metal Iron Maiden isso faz com que pareça que a desenvolvera não quis ter trabalho em criar mostrengos novos apenas pegou monstros que já existem como no caso o Eddie e colocou no mundo do game, e monstros que eles já aviam criado para o jogo só pra falarem que eram diferentes Deixaram transparentes. Outro ponto em que o game falha esse talvez seja o mais grave é a estruturação das fases apesar dos cenários serem bem abertos a previsibilidade delas incomoda como: toda fase em algum momento você terá que destruir uma arvore maligna que aparece, e de novo a falta de criatividade da desenvolvedora aparece essa tal arvore tem muitas semelhanças com a arvore da capa do cd Fear of the dark da banda Iron Maiden como quase toda fase aparece essa arvore deixa o game previsível e sem nenhuma surpresa.
Darkwatch é um game Eterno???
Sem duvidada nenhuma sim principalmente por ser um game com um enredo diferente é possuir um jogabilidade agradável com certeza todos os Fãs de FPS vão aprová-lo, mesmo que as fases sejam muito previsíveis e tenha faltado um pouco de criatividade nas construções dos monstros o game se destaca entre muitos outros principalmente pelas escolhas que jogador faz que influenciem diretamente na historia e no caráter do personagem. Infelizmente não podemos falar que o game foi “Eterno” para própria Capcon já que o jogo não possuiu continuação mais com certeza vai ficar pra historia O game que conseguiu mesclar faroeste terror e FPS de um jeito simples que agradece a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário